Você sabe de onde vem a sua dor? - Live Fisio - Fisioterapia em Jundiaí

Live Fisio - Fisioterapia em Jundiaí

Você sabe de onde vem a sua dor?

Você sabe de onde vem a sua dor?

Não importa o tipo de dor, pode ser uma dorzinha de cabeça ou uma até dor na coluna, o fato é que todos nós já passamos por situações que envolvem dor em maior ou menor grau e em alguns casos pode ser desesperador.

O que acontece é que a dor não e necessariamente é uma representação direta de danos ou alterações teciduais, ou seja, não é porque o paciente tem uma lesão que vai sentir dor. Existem pessoas, por exemplo, com hérnias de disco, artrose de quadril, joelho, coluna ou lesões no ombro e não sentem dores. E sabe qual a explicação para isso? A percepção da dor é motivada por uma série de fatores, tanto do possível dano do tecido, como cognitivos, sociais, culturais, comportamentais ou até psicológicos.

Algumas situações podem gerar o aumento da sensibilidade do sistema nervoso para a dor, podemos exemplificar e comparar com pessoas que são pais de primeira viagem que quando tem um bebê em casa, os pais escutam qualquer suspiro da criança quando estão até mesmo em um sono pesado, eles ficam com uma audição mais aguçada e a atenção toda voltada para a criança recém-chegada, isso se dá porque involuntariamente os pais amplificam em seu sistema nervoso central a atenção com relação a criança. O mesmo acontece com uma lesão se não somos educados da maneira correta, nosso sistema nervoso central fica alerta a qualquer coisa que pode acontecer com a área afetada, o nível de atenção com aquele local fica exacerbado e com esse estímulo consequentemente o nível da dor aumenta, chegando a um diagnóstico que chamamos de dor crônica.

É muito importante que os profissionais de saúde saibam avaliar e identificar todo o contexto e da onde vem a dor, se o caso realmente é devido a danos teciduais e quais as condições da lesão. Vale lembrar que nem todas as dores são iguais, elas podem se manifestar de diversas maneiras e, para conseguir um tratamento de sucesso, deve-se educar precisamente o paciente sobre como lidar com essa dor.


O ideal para essas situações de dor é procurar um profissional especializado no tratamento da dor crônica, seja um fisioterapeuta ou médicos especialistas em dor para identificar o real motivo desse incomodo e a partir disso procurar as melhores maneiras de tratamento. Procure seguir as orientações e respeite sua capacidade corporal a curto e longo prazo.

Para essas dores do dia a dia temos o programa  Live FisioCare! Um programa especial para pessoas de todas as idades que buscam mais qualidade de vida através de um programa desenvolvido individualmente para que não volte mais a ter dor e prevenir lesões.

IDEAL PARA QUEM?

Para quem tem hérnia de disco, dores lombares, dores no ombro, dores no joelho, bursite de quadril entre outras. E claro, para quem busca mais qualidade de vida!

Não deixe a dor para você!

Agende por WhatsApp