Postura ideal: isso não existe! - Live Fisio - Fisioterapia em Jundiaí

Live Fisio - Fisioterapia em Jundiaí

Postura ideal: isso não existe!

Postura ideal: isso não existe!

Profissionais da saúde alertam que ao contrário do que muita gente pensa, não há um padrão universal para a postura, o que existe são orientações gerais vindas dos médicos, mas cada corpo tem a sua própria postura.

A questão é a busca da melhor postura para cada momento e tarefa, como carregar peso, praticar atividades físicas e até mesmo sentar. O que explica problemas advindos de uma má postura são as atividades rotineiras e que se prolongam por muito tempo no mesmo dia, como ficar sentado por horas na frente do computador ou até mesmo a falta de exercícios físicos, que são essenciais para o bom desenvolvimento do corpo.

Vale lembrar que a postura é o resultado da tentativa de equilíbrio de várias partes do corpo e há maneiras simples no dia a dia que podem resultar e uma postura mais adequada. A coluna é uma estrutura forte e adaptável, capaz de se mover e sustentar cargas com segurança em uma variedade de posturas. Alertas comuns para proteção da coluna não são baseadas em evidências e podem causar medo.

Um ponto muito importante e que merece ser discutido entre pacientes e profissionais da saúde, é que baseada em crenças comuns, uma indústria nasceu, e com ela empresas e produtos que prometem resolver e corrigir a postura. O mais preocupante é que profissionais da saúde orientam seus pacientes atribuindo sucesso nessa cultura errada, em perspectivas e não em estudos. O importante é não se esquecer que somente a conscientização e auxilio profissional resultam em uma boa saúde!

Não deixe a dor para você!

Agende por WhatsApp